O rapport é uma técnica para criar empatia com as outras pessoas. Segundo a psicologia é uma espécie de relação harmônica. A palavra rapport tem origem no termo em francês rapporter que significa “trazer de volta” ou “criar uma relação”.
A ideia do rapport é – através da linguagem – transmitir aquela sensação de estar se sentindo bem e a vontade com o outro. Isso naturalmente gera uma percepção de valor sobre você e suas ideias – e consequentemente, sobre o que sua empresa tem a comunicar. A verdade é que se esforçar para criar uma relação em que o outro se sinta ouvido, respeitado e compreendido vai te aproximar da sua audiência.
Afinal, uma comunicação eficiente e bem-sucedida é uma das chaves para o sucesso, seja da sua empresa, das suas vendas, nos relacionamentos profissionais e também pessoais.
Aliás, o rapport é uma técnica amplamente usada pelos profissionais de vendas. Sabe por quê? Porque se baseia em dois fatores determinantes para que a sensação de familiaridade e confiança aconteça: empatia e conexão.
Através da empatia é possível mostrar maior interesse na vida dos outros e entender melhor o que querem e precisam. Já a conexão cria uma relação de longo prazo com seu público, fazendo com que ele fique mais propenso a continuar do seu lado.
Como aplicar o rapport na sua comunicação
Desde o ambiente de trabalho até a relação com seus clientes. É possível aplicar o rapport em diversos estágios da comunicação da sua empresa, bem como no planejamento de clientes, ao engajar on-line, responder comentários, criar conteúdo, apresentações e muito mais!
Portanto, se liga: essas dicas podem transformar sua forma de se relacionar. Dá uma olhada!
- Receptividade: faça com que todos se sintam bem e confortáveis ao serem ouvidos. Mas atenção, não é concordar com tudo o que é dito, e sim ouvir, tentar entender e considerar determinada opinião. Outra forma de se mostrar receptivo é chamando a pessoa pelo nome. Isso faz com que o outro se sinta mais valorizado e cria uma conexão de forma imediata.
- Sorria: sorrir é ou não é uma ótima forma de iniciar um contato? Não à toa, esta técnica é considerada a chave universal do rapport. Além disso, não perca o contato visual com o outro, isso mostra que você se importa e cria uma sensação de confiança.
- Mantenha uma boa postura: seja em encontros presenciais ou online, uma boa postura pode aumentar sua confiança e diminuir o estresse e o medo. Mesmo que seja uma conversa pelo telefone, manter uma boa postura vai influenciar sua maneira de falar.
- Use o espelhamento: você já ouviu falar nessa técnica? Bem popular no meio das vendas, o espelhamento consiste em imitar os principais elementos da linguagem corporal da pessoa com quem estamos lidando.
Vamos a um exemplo. Se você está se comunicando com alguém que tem um tom de voz baixo, se expressa de forma tranquila e quase não gesticula, imagina o choque que seria caso você fizesse tudo ao contrário?
Esse comportamento extremamente oposto pode afastar as pessoas. A dica é sacar o comportamento do interlocutor e acompanhar o que é mostrado. Com isso, é possível que o outro passe a aceitar melhor suas ideias, sugestões e até fique mais aberto a negociações.
Saber ouvir e estabelecer diálogos faz toda a diferença para uma comunicação eficiente! Que tal aplicar esta técnica em uma próxima reunião ou até mesmo na hora de planejar o conteúdo do próximo mês?
Pode parecer besteira ou até mesmo corriqueiro, mas estabelecer uma boa comunicação é um processo e algumas técnicas, claro, podem te ajudar a ter resultados mais efetivos.