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Canais, Comportamento, Estratégia

Informação gera valor e te dá liberdade para gerir uma empresa.

Já é sabido que nenhuma estratégia é mais eficiente do que aquela pautada em conhecimento profundo sobre o seu público-alvo. E uma das formas de obter este entendimento é através da pesquisa de mercado. Com o uso das ferramentas certas, é possível coletar dados que vão te mostrar a realidade do mercado em que seu negócio atua e como dialogar com seu público-alvo de maneira mais direta e efetiva.

Ou seja, a pesquisa de mercado te      direciona      à       tomar as melhores decisões.

Por exemplo, se sua marca está visando lançar um novo produto, a pesquisa de mercado traz uma análise com informações valiosas que podem te ajudar a garantir seu sucesso.

Você pode descobrir quanto seus clientes estão dispostos a pagar pelo novo produto, o que eles esperam, o que gostariam que o produto oferecesse, seus hábitos de compra e até características físicas como cor, formato, tamanho, se for o caso.

Algumas outras vantagens são:

– Dimensionar o mercado e identificar tendências;

– Identificar os concorrentes e suas estratégias;

– Encontrar e analisar fornecedores e distribuidores;

– Mapear oportunidades com antecedência e ganhar vantagem entre os concorrentes.

Para garantir uma leitura adequada sobre o comportamento do consumidor também é preciso desenhar uma estratégia para o levantamento dos dados e saber interpretar as informações para usá-las de maneira adequada. E neste cenário,      , há dois caminhos:

1 – Pesquisa primária: a própria empresa realiza o levantamento.

2 – Pesquisa secundária: o levantamento é realizado por terceiros, que pode ser um profissional ou empresa especializada. Estas empresas podem coletar e analisar os dados.

Definido quem vai realizar a pesquisa de mercado, fica o questionamento: o que eu vou pesquisar?

As possibilidades são muitas, afinal há diversos tipos de pesquisa. O importante é entender que a escolha certa deve estar alinhada com seu objetivo, o perfil do seu público-alvo e o método de pesquisa usado.

Veja os principais tipos de pesquisa que sua empresa pode fazer

Existem diversas metodologias com objetivos específicos no universo da Pesquisa de Mercado, abaixo, listamos os tipos mais utilizados:

– Comportamento de consumo, ou seja, conhecer melhor seu público a partir de dados de consumo. Por exemplo, é possível descobrir em quais redes sociais seus consumidores são mais atuantes e alinhar seu conteúdo a sua estratégia.

– Reconhecimento da marca. Aqui você conhece os pontos positivos e negativos da sua estratégia de branding e a percepção do público da sua marca quanto aos concorrentes. Esses dados podem trazer muitas melhorias para o seu negócio.

– Satisfação dos clientes. Parece óbvio né, mas esse tipo de pesquisa é realmente importante para quem quer se destacar no mercado. É simples: você precisa dar ao público aquilo que ele quer e mantê-lo satisfeito. Através desse tipo de pesquisa, você descobre seus pontos de melhoria e direciona a gestão dos recursos de forma mais eficiente.

– Clima organizacional. Não se esqueça daqueles que fazem o negócio acontecer: seus colaboradores. É importante manter os profissionais motivados e satisfeitos. Além do impacto direto nos resultados do seu negócio, os colaboradores estão em contato direto com o cliente e conhecem suas dores e desejos. Eles são capazes de apontar as falhas, antecipar problemas e apresentar novas oportunidades.

Como fazer uma boa pesquisa de mercado

Existem diversos métodos que podem ser usados numa pesquisa de mercado. Os mais comuns são enquetes, entrevistas e avaliações, que podem ser respondidos por e-mail e nas redes sociais, por exemplo.

Para realizar uma pesquisa de mercado eficiente, os principais passos a serem seguidos são:

– Definir o objetivo da sua pesquisa;

– Traçar seu público-alvo e identificar como contatá-los. Existem empresas que só fazem isso, é o famoso painel;     – Determinar a amostragem, ou seja, quantas pessoas serão entrevistadas;

– Escolher quais perguntas serão feitas; quanto mais simples e diretas, melhor.

Depois de realizar o levantamento, é hora de analisar os dados colhidos e definir as melhores estratégias de acordo com essa informação. Lembre-se de organizar esses dados para que sejam usados na hora certa, da maneira certa, pois nada adianta ter muitos dados e não saber o que fazer com eles!

Um case de sucesso

Recentemente, a Redoxon mostrou como uma pesquisa de mercado bem feita pode ser bastante eficiente.

Com a pandemia, a marca viu a explosão do “imuno booster”, um produto que promete dar um levante na imunidade. E o medo de adoecer fez as pessoas procurarem por esse tipo de suplemento.

Só que entre tanta oferta, a Redoxon decidiu se reinventar para se destacar. Através de uma pesquisa de mercado, eles perceberam que seus consumidores apreciavam o gosto da bebida e por isso, poderia tomá-la em outras ocasiões.

Eles então criaram receitas para usar o Redoxon, e fecharam uma parceria com o Cooky, um app para compartilhar essas receitas. E ainda lançaram um concurso para que os consumidores pudessem criar e compartilhar suas receitas.

De acordo com a agência responsável, a campanha teve 2 milhões de impressões, e um aumento de 738% nas vendas através dos canais online e de 158% nas vendas através dos canais offline, em relação ao período anterior, e se tornou o suplemento de vitamina C número um no Shopee.

Esse é só um exemplo de como uma pesquisa de mercado bem estruturada, e realizada nos canais certos, pode trazer benefícios para uma empresa. Sua marca já utiliza essa estratégia como auxiliar nas campanhas de comunicação? Conta pra gente!

Ficou interessade? A Colony pode te auxiliar  em suas pesquisas de mercado e isso pode ser fundamental para estruturar uma boa estratégia de comunicação para o seu negócio. É só chamar no whatyourcolony@colony.com.br.

 

 

 

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