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Influenciadores

Para bom entendedor, meia métrica basta (ou pelo menos deveria).
Mas calma, esse texto é para você, que assim como eu, não manja muito sobre métricas e afins mas precisa emplacar uma estratégia com influenciadores.

De forma bem simples, o marketing de influência é uma estratégia que se baseia em confiança. Se você confia na opinião e na experiência de alguém, você será influenciado por ela em algum momento da sua vida. Sendo assim, pode-se dizer que o marketing de influência é a forma mais efetiva de se comunicar com seu público, certo?

Nem sempre.

Durante anos, esse mercado que parecia não ter limites, viveu seu apogeu. Foram momentos de verdadeira agonia e um surto de publicações patrocinadas veio à tona. Todo mundo queria anunciar com influenciadores, afinal, era (e talvez ainda seja) a forma mais “fácil” de impactar o público-alvo da marca.

Mas o que mudou?

Muita coisa! Estudos* já comprovam que as taxas de engajamento caíram ao menor nível já registrado à medida que o Instagram tem se tornado superlotado de posts patrocinados. E isso acontece não somente pelo fim dos likes no Instagram, tá? Mas porque o público já sacou o principal: não é espontâneo, é publicidade.

Então é preciso prestar atenção a pequenos detalhes que vão fazer toda diferença na sua estratégia com influenciadores.

Se assim como a grande maioria dos meros mortais VOCÊ não tem acesso às plataformas caríssimas de busca de influenciadores, você vai precisar usar aquilo que Deus te deu, meu bem: Teu poder de ser um grandíssimo STALKER. É isso mesmo, você finalmente vai usar esse seu dom para o bem.

 

Ora ora temos um Sherlock Holmes aqui

Muito provavelmente você já tem alguém em mente que não dará certo por N motivos (mas principalmente por ser uma fortuna), então antes de se desesperar, entra no perfil dessa pessoa e stalkeia! Começa olhando as sugestões de perfis similares que o próprio Instagram lista, depois vai nos amigos, nas fotos marcadas e vai indo, até chegar em algum lugar.

Não chegou? Sabe aquele seu concorrente direto que parece sempre ter mais verba que o você? Dá uma olhada nos influenciadores que ele usa e repete os passos anteriores, afinal, você não vai usar o mesmo influenciador que ele, né?

Não acredite 100% nos Mídias Kits

Se tem uma coisa que eu aprendi com a minha experiência trabalhando com influenciadores é: NUNCA ACREDITE 100% no que eles te dizem.

Muito provavelmente, em algum momento da sua busca pelo influenciador perfeito, você irá se deparar com os famosos “mídia kit”, que basicamente é um resumão do que o fulano entrega. Só que, convenhamos, sempre rola aquela aumentada para dar uma valorizada no passe.
Então fica de olho e, mais uma vez, faça sua própria pesquisa. Leia os comentários feitos em postagens, clique em alguns seguidores e veja se elas são reais, quais outros influenciadores eles seguem, enfim. Fica de olho em tudo. Os mínimos detalhes fazem toda diferença. Preste atenção também na quantidade de publicidade paga no perfil e a periodicidade e tenha em mente que: MENOS É SEMPRE MAIS.

Isso vai te ajudar a negociar valores mais próximos da realidade.

PS: No Instagram web ainda dá pra ver os likes nas postagens, heiiin.

Quando menos é mais

Ao contrário do que se pensa, quanto menos seguidores, melhor. Sabe por que? Porque eles são “genten como a genten” e isso faz toda a diferença na hora de se comunicar com as pessoas. Todo mundo se identifica com aquele influenciador que passa perrengue no busão, que tem boleto para pagar, que reclama junto do preço da carne e o principal: que não viaja para as Maldivas todo mês. Afinal, estar próximo a realidade do seu público é a melhor forma de vender para ele.

Mas vamos pensar além, um influenciador com seus mais de 2 milhões de seguidores não tem uma base 100% definida, nem todo mundo vai se interessar por moda, por exemplo. Então é provável que você, a marca, vá falar para quem não está interessado em ouvir.

Outro ponto super importante são os valores $$$, isso mesmo, pessoal. O dindin. Os chamados micro-influenciadores são BEM mais baratos que um super influenciador com 2 milhões de seguidores, ou seja, com o preço de 1 super influenciador, você pode contratar pelo menos 10 micro-influenciadores, fazendo a sua campanha circular muito mais.

Com esses pequenos (grandes) passos, você irá conseguir criar uma estratégia de influenciadores bem bacana e o melhor de tudo: sem depender de plataformas ou assessoria de imprensa para tal.

Porém, devo avisar que, trabalhar com influenciadores nem sempre é uma tarefa fácil, muitos acabam não tendo compromisso com a entrega, há atrasos, conteúdo mal feito e consequentemente inúmeras refações. Então a minha dica é: sempre que possível, pergunte se é de boa trabalhar com Fulano. Converse com colegas de profissão que já fizeram job com esse influenciador ou em grupos de outros profissionais no Facebook e LinkedIn.

*Estudo da empresa de análise de mercado InfluencerDB.

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