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Dados

Vamos falar de Redes Sociais, ou mais precisamente, o relatório que você, gestor da marca, recebe da sua equipe ou agência. 

“O objetivo é ter conhecimento de como está a saúde da marca”, representa praticamente 70% dos objetivos citados nas solicitações de relatório para os profissionais que fazem análise de dados de social. 

Com tantas pessoas online é natural que o volume de dados* seja compatível com essa grandiosidade:

  • 149,513 e-mails são enviados por minuto;
  • 3,3 milhões de posts são criados, por minuto,  no Facebook;
  • 3,8 buscas no Google são realizadas a cada minuto;
  • Por minuto, 65,972 fotos são publicadas no Instagram;
  • 448,800 Tweets são criados por minuto;
  • 500 horas de upload de vídeo são feitos no Youtube por minuto.

Todos estes dados gerados, não estruturados, podem se transformar em informações de grande valor para as marcas se minerados e analisados levando em consideração objetivos específicos de negócio. “A saúde da marca” é apenas um grão neste universo de informações que podem ser obtidas, por isso, ressalto que nem tudo é sobre quantidade de dados. Um estudo da Deloitte (2014) mostrou que as empresas acreditam que as barreiras ao uso eficaz de dados são mais comumente relacionadas à falta de qualidade (67% do tempo). Para quebrar isso ainda mais, isso significa que, se as organizações conseguissem aprimorar o nível de qualidade, 67% de seus problemas, quando se trata de usar os dados de forma eficaz, seriam resolvidos.

E a pergunta que todos se fazem é, como analisar estes dados para que eles sejam relevantes para orientar decisões gerenciais?

Se você é a pessoa que solicitará o relatório ou o o analista que o fará, tenha sempre em mente:

Dicas para elaborar um relatório

Se você é desses que sente falta de relatórios mais profundos, com insights e aprendizados,  fique com esta informação: A área de business analitycs  necessita de orientação e briefing para desenvolver análises mais assertivas e entregar não só o analytics do business!. Aqui temos um modelo que você pode usar, adaptar. Sugiro que faça um teste, peça um relatório sem briefing e depois, outro com briefing (capricha!) e compare, você pode se surpreender .

 

Fontes: SlideShare _ We Are Social Singapore/ Internet World Stats / Visual Capitalist

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