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O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo. Isso faz com que ela una características mais sérias nas postagens com outras ferramentas que usamos comumente nas plataformas digitais, como por exemplo, as hashtags. Afinal, escolher palavras para identificar as suas postagens diante do seu público é um comportamento diretamente associado a uma comunidade, ao relacionamento entre indivíduos.

No Linkedin se você deseja aumentar o alcance das suas publicações, atingir um público mais amplo, e reforçar o senso de comunidade (tão importante nos dias atuais), já tá na hora de começar a usar as hashtags!

O pulo do gato é simples: use com sabedoria. Assim como outras ferramentas, elas são parte de uma boa estratégia de marketing. Pensando nisso, separamos alguns bons motivos pra você usá-las já na sua próxima publicação. Vamos dar esse passo juntos?

Como as hashtags funcionam?

Uma resposta simples para uma pergunta igualmente simples: as hashtags no LinkedIn funcionam igualzinho às do Twitter e do Instagram, para categorizar o conteúdo.

Elas ajudam os usuários a encontrar conteúdo sobre um assunto específico, mesmo que eles não estejam conectados àquele perfil. Do ponto de vista do marketing, esse é um golaço, já que permite que o conteúdo chegue a um público mais amplo e, consequentemente, tenha mais visualizações.

E tem mais, você pode seguir as hashtags de sua preferência, e assim as postagens que tiverem essas hashtags irão aparecer no seu feed.

Como criar – e usar – uma hashtag no LinkedIn

O básico você já sabe. É só juntar o “jogo da velha” (#) ao termo que você deseja. Mas onde usar isso no LinkedIn? Vamos às opções!

– Post de texto, imagem ou vídeo

Não tem muito mistério! Depois que você escrever seu post, seja ele curto ou longo, é hora de entrar com as hashtags. Elas podem ser utilizadas no final do texto ou no meio dele (no corpo do texto mesmo).

Quantas? O próprio LinkedIn lançou um manual neste ano de 2022 recomendando o máximo de 3 (três) hashtags por post. Mas, não há um limite. Mesmo se você postar 10 hashtags, todas serão consideradas. Só tenha em mente que exagerar na quantidade dá um ar de spam à sua publicação.

Uma boa ideia é usar hashtags mais amplas e de nicho para alcançar um maior número de pessoas, mas também pensar em buscas mais específicas.

Para cada postagem, escolha 1 ou 2 hashtags gerais e 1 ou 2 muito específicas. Por quê? Isso dá a você a melhor chance do público certo ver sua postagem: aqueles interessados ​​em seu tópico geral, e também aqueles que compartilham do seu interesse específico.

– Artigos

Assim como nos posts, você pode incluir as hashtags no final ou no meio do texto. Elas agem como palavras-chave que ajudam as pessoas a entender que tipo de artigo você escreveu. Mas atenção! Uma vez que seu artigo é publicado, você não pode editar ou remover as hashtags que você incluiu – e nem adicionar novas.

– Comentários

Você também pode adicionar hashtags ao comentar em uma postagem ou artigo. É outra maneira de reforçar seu tópico e torná-lo detectável.

Importante dizer que o local onde você coloca as hashtags nas postagens não influencia o algoritmo. Então colocar todas no começo do texto, por exemplo, não vai fazer com que ele apareça mais.

Inclusive isso pode ser a maior furada, já que o conteúdo deve ser desenhado de forma que capture a atenção do leitor logo de cara.

O que NÃO fazer

As hashtags são muito úteis, mas seu mau uso pode transmitir uma imagem pouco positiva.

Imagina ler um #artigo sobre #marketingdigital, especificamente sobre geração de #conteúdo para #redessociais e dar de cara com um monte de #hashtags? Além de poluir a visualização, acaba passando uma #imagem de baixa #credibilidade, quase amadora.

Como você pode ver, isso cansa a leitura. Por isso, não sobrecarregue seu texto! Eu sei, é tentador, mas saiba que o algoritmo do LinkedIn penaliza publicações que exageram na quantidade de hashtags e diminui seu alcance.

Outra prática que não recomendamos é utilizar hashtags na área do perfil. Ou seja, colocá-las no título profissional ou na área do “Sobre” não dá em nada! Elas simplesmente não funcionam como hashtags nesses campos.

Hashtags em alta no LinkedIn

Selecionamos uma lista de 30 hashtags de tendências do LinkedIn que são relevantes para os profissionais de marketing, e com alto número de seguidores (dados referentes a julho de 2022):

  1. #innovation
  2. #management
  3. #digitalmarketing
  4. #technology
  5. #creativity
  6. #futurism
  7. #startups
  8. #marketing
  9. #socialmedia
  10. #socialnetworking
  11. #motivation
  12. #personaldevelopment
  13. #jobinterviews
  14. #sustainability
  15. #personalbranding
  16. #education
  17. #productivity
  18. #travel
  19. #sales
  20. #socialentrepreneurship
  21. #fundraising
  22. #law
  23. #strategy
  24. #culture
  25. #fashion
  26. #business
  27. #networking
  28. #hiring
  29. #health
  30. #inspiration

Mas não se esqueça: mais importante do que simplesmente usar uma hashtag que está em alta, é escolher aquelas que tenham relação com o post que está sendo divulgado. As hashtags escolhidas devem sempre estar alinhadas e ter coerência com seu conteúdo!

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