Você sabia que as marcas lançam mais de 300 mil produtos, mas cerca de 95% não têm sucesso a longo prazo? É o que revela um estudo da Harvard Business School. Por que será que isso acontece?
Um dos principais motivos certamente á a falta de pesquisa de mercado qualificada para atender o que o público demanda, bem como a forma de comunicar aquilo que o público precisa.
Uma forma de tentar reverter esse cenário é pensar em estratégias de comunicação que irão falar com a possível maior base de consumidores para novos produtos até 2026: a geração Z.
Esta é a primeira geração que não sabe como era a vida antes da internet, e esse fator os torna bem menos apegados do que as gerações anteriores – e, assim, mais predispostos a conhecer novidades.
Um estudo da Information Resources descobriu que os membros da geração Z são 20% mais propensos do que outras gerações a experimentar novos produtos, e comparar com as marcas ou produtos que já estavam usando.
Esse mesmo estudo mostrou que ser uma das primeiras pessoas a experimentar novos produtos é uma das principais motivações de compra da Geração Z. Os membros dessa faixa etária compraram 80% mais novos produtos em 12 meses do que outras gerações. Eles querem novidade e exclusividade.
Os dados revelam um mercado muito atrativo, mas nem sempre é tão simples se conectar com esses jovens: apesar de serem super abertos a novidades, eles são exigentes. Que tal entender por que essa galera é assim e como podemos melhor atendê-los?
As marcas que se conectam com a Geração Z terão uma oportunidade média de crescimento de receita 14 vezes maior do que outras gerações, de acordo com a Information Resources.
E esse é um excelente motivo pra sua marca tentar novas formas de comunicação.
Pra começar, lembre-se de algo muito importante: apenas 8% da Geração Z acha que as marcas realmente os entendem, conforme pesquisa da agência Adolescent Content. Taí uma oportunidade de se aprofundar – dados são essenciais neste momento de pesquisa!
Este público gosta de ver na prática tudo que as marcas comunicam. Gostam de exemplos práticos, acessíveis e diversos. No caso do ESG, por exemplo, que é uma pauta extremamente relevante para os consumidores, a Geração Z quer ter certeza de que sua marca é realmente atuante.
E aqui não estamos falando de campanhas filantrópicas ou ações de publicidade rasas. Como a geração Z é muito cética quanto ao envolvimento das marcas com a agenda ESG, 82% dela pesquisam sobre uma marca antes de realizar uma compra.
Então não adianta engajar campanhas de faz de conta, porque eles vão sacar!
Os profissionais de marketing realmente precisam fazer um esforço mais ativo para mostrar que suas intenções não passam de Greenwashing – ou seja, quando uma marca elabora uma imagem de sócio-responsabilidade, porém sem uma transformação efetiva e sem um comprometimento com esses valores.
Entenda que a geração Z quer mudar o mundo. Por isso, eles procuram por empresas que tenham verdadeiros compromissos com questões como equidade, diversidade e sustentabilidade.
Como conquistar a geração Z
O Pinterest compartilhou três coisas que as marcas devem ter em mente para chegar junto da geração Z. Vamos ver?
1 – Mais de 16% da Geração Z afirma que são mais propensos a anúncios em vídeo para comprar novos produtos do que outras formas de comunicação. Com vídeos curtos, conteúdo criativo, interativo e de fácil acesso, as empresas conseguem atingir a geração Z.
2 – Eles querem comprar de marcas que entendem seus valores e preferências. Você pode se conectar com eles adotando os canais em que vivem e destacando suas paixões individuais por meio da personalização.
3 – De acordo com uma pesquisa da consultoria McKinsey, os membros da Geração Z usam produtos para ajudá-los a expressar sua identidade única e gostam de se destacar, então as marcas devem investir em anúncios para explicar como o produto pode ajudá-los a deixar sua marca.
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