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Estratégia

Entre diversas estratégias para posicionamento de marca, vendas, métricas, ROIs e conversões, o não querer vender nada também vende.

A gente explica.

Os chamados “geninfluencers”, ou geninfluenciadores, que significa “influenciadores genuínos”, tem como diferencial o fato de que eles não vendem produtos diretamente. Eles te conquistam através de suas ideias e crenças, e são capazes de ditar tendências e até mudar a mentalidade das pessoas. Ou seja, eles são verdadeiros formadores de opinião.

Eles têm o poder de influenciar as decisões de compra do público, uma vez que conquistam sua confiança e atendem às suas expectativas. Só que sem vender nada.

Vamos conhecê-los melhor?

Uma boa influência

Com poder de persuasão, o marketing de influência é um velho conhecido do mercado. Neste segmento, nada mais comum do que empresas que usam a reputação de influenciadores digitais para se comunicar e, claro, promover suas marcas.

Só que de 2020 pra cá, com a pandemia de Covid-19, as redes sociais passaram a ser um lugar de inspiração e educação. Houve uma mudança no tom da comunicação e por isso, nem sempre a estratégia mais conhecida e usada até então tem funcionado. Assim cresce o poder das comunidades (link mastigado), dos nano influenciadores (link mastigado) e até de embaixadores de marcas que sejam colaboradores de fato (link mastigado).

O mundo mudou e pede naturalmente mais verdade e compromisso nas entregas. Se antes era normal vermos uma influenciadora com 1 milhão ou mais de seguidores descumprindo regras, hoje em dia não é mais aceitável. Vide a cultura do cancelamento, não é mesmo!

Neste novo momento, surgem os geninfluenciadores. Eles são pessoas que vivem exclusivamente de sua personalidade e imagem. Sua reputação digital é tudo para eles, e esse é o foco de seu trabalho – e é assim que eles chamam a atenção das empresas.

“Os influenciadores genuínos estão mais interessados ​​em compartilhar conselhos, discutir suas paixões e divulgar informações imparciais, em vez de promover um novo produto ou coleção. Eles tendem a ser notados por seu conteúdo de alta qualidade, e não pelo número de seguidores”, diz Cassandra Napoli, estrategista sênior da WGSN Insight (uma empresa de previsão de tendências).

Uma dica: para que uma campanha de Marketing com geninfluenciadores seja bem sucedida, é fundamental que as empresas conheçam e selecionem bem esses parceiros.

Saber como eles se apresentam, em quais movimentos estão engajados, e se possuem uma carreira consistente vai te ajudar a entender se o perfil do influenciador irá se adaptar ao da sua marca.

O que temos visto por aí

Durante a pandemia, a OMS (Organização Mundial da Saúde) tentou alcançar muitos influenciadores para publicar e promover informações precisas sobre a Covid-19 com o objetivo de reduzir a circulação de notícias falsas.

A OMS, desde o início da pandemia, fez parceria com o influenciador virtual Knox Frost para encorajar doações e compartilhar atualizações de segurança para os mais jovens.

Em março de 2020, a Procter & Gamble fez uma proposta inesperada para Charlie D’Amelio, a tiktoker mais famosa do mundo: coreografar uma dança no TikTok que promovesse práticas de segurança como o distanciamento social. O objetivo era encorajar seu público a levar mais a sério a crise de saúde.

Já Olivia Rodrigo, a estrela pop e ícone da Geração Z, foi convidada à Casa Branca em julho de 2020 para encorajar seus milhões de seguidores a se vacinarem.

“Em geral, estamos vendo muito mais honestidade e realismo no conteúdo do influenciador. Acho que é por causa da confluência da pandemia, mais consciência para a justiça social, discussão mais aberta sobre saúde mental e apenas mais tempo gasto nas redes sociais no ano passado”, afirma Evy Lyons, vice-presidente de marketing da Traackr, um influenciador plataforma de marketing. “Mais do que nunca, esse senso de responsabilidade está presente o tempo todo.”

Não à toa, os principais tópicos abordados por esses influenciadores são as atualidades e as questões sociais e ambientais, desde a poluição até a discriminação de gênero.

O que você acha dessa estratégia? Acha que cabe no seu plano de comunicação?

Ficou curioso sobre os geninfluencers? Separamos para você os dez perfis mais famosos no mundo para ficar de olho!

01 @aimeesong 5,8 milhões seguidores (EUA)

02 @chrisellelim 1,4 milhões seguidores (EUA)

03 @agatheauproux 813 mil seguidores (França)

04 @diamond_april 427 mil seguidores (Rússia)

05 @rachelstyliste 303 mil seguidores (França)

06 @ariadneartiles 530 mil seguidores (Espanha)

07 @munroebergdorf 575 mil seguidores (Reino Unido)

08 @frankiebridge 1,3 milhões seguidores (Reino Unido)

09 @hannahbronfman 764 mil seguidores (EUA)

10 @mandycaprist0 655 mil seguidores (Alemanha)

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