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Estratégia

Esse app é sim um case de sucesso. Com 3 bilhões de downloads em 2021 – algo que o Facebook e o Instagram levaram quase uma década para alcançar – o TikTok hoje é muito além daquela rede de dancinhas, como ficou conhecida, e novidades surgem a todo momento para ajudar marcas e criadores de conteúdo. 

Não é apenas uma questão de gostar ou não. O TikTok é agora a startup mais valiosa do mundo, de acordo com uma avaliação feita pela empresa controladora da TikTok & Douyin, a chinesa Bytedance.

Diante dos FATOS, nossa 1a sugestão é: nada de virar a cara quando falam do conhecido app das dancinhas. Ao pensar no posicionamento da sua marca, deixa qualquer preconceito ou visão pessoal de lado. 

Entenda o canal, saiba o que quer construir para sua marca e veja se cabe na sua estratégia (propósito, investimento e operação). Daí posicione-se. Não existe canal / formato bom ou ruim, o que existe é relevante ou não relevante para seu público e construção estratégica.

Não estamos falando só algo passageiro. Hoje, a plataforma conta com mais de 1 bilhão de usuários — marca que atingiu cinco anos após seu lançamento. O Instagram demorou quase oito anos para alcançar o mesmo feito. Importante lembrar que o TikTok hoje também influencia e dita a mudança de outras redes, especialmente na tendência dos vídeos curtos – basta ver que o Instagram criou o reels e o Youtube fazendo o shorts. 

Esse crescimento exponencial, sem dúvidas, desperta um novo olhar para as marcas. Aliás, pensando nisso, ainda no último ano, foi lançado o TikTok For Business, uma plataforma multifuncional com diversas soluções de marketing para empresas. 

O TikTok For Business aproveita toda a essência do aplicativo para oferecer ferramentas que ajudam os profissionais de marketing a criarem suas campanhas. A segmentação garante que o conteúdo atinja o públicos tradicional da marca e também novas audiências.

Sugestão 2: conheça todos os formatos, possibilidades e experiências que a plataforma oferece. Em certas situações, como uma ação pontual com um formato específico, pode gerar mais resultado que uma outra iniciativa que consuma até mais investimento só porque você “sempre fez assim”. Inovação pressupõe risco. E o ganho está atrelado ao risco.

Em uma entrevista, a head de Soluções Globais do TikTok no Brasil, Gabriela Comazzetto, disse que o TikTok é uma plataforma feita para inspirar, com conteúdos autênticos e criativos totalmente únicos. “Para as marcas, é uma oportunidade de se conectarem com a nossa comunidade, gerando um engajamento único e relevante, possibilitando a descoberta de novos produtos e serviços e convidando a comunidade a fazer parte das conversas e a fazer tiktok”. 

Vale lembrar que o TikTok tem uma taxa de engajamento de 5,30% em contas com mais de 100 mil seguidores, um verdadeiro líder quando comparado ao Instagram (1,10%) e ao Twitter (0,30%), por exemplo. Já os microinfluencers possuem uma média de 18%.  

Em média, o tempo gasto pelas pessoas no TikTok por dia é de 52 minutos, em todo o mundo. E nós sabemos que engajamento significa atenção. E o que sua marca pode fazer com isso? Lucrar. 

De acordo com a pesquisa Marketing Science Global Time Well Spent de 2021, 92% dos usuários de todo o mundo realizaram alguma ação após assistir a um TikTok. Ou seja, as pessoas ficam motivadas a conhecer novas marcas e produtos. O próprio algoritmo da plataforma incentiva os usuários a conhecerem novos perfis.

Sugestão 3: Senso crítico e canja de galinha não fazem mal a ninguém. A possibilidade de lucrar e ter grande retorno em termos de engajamento não é  uma certeza. O público está cada vez mais sensível a marcas oportunistas, mensagens sem relevância e argumentos desalinhados com as práticas da empresa. Seja autêntico, honesto e paciente como marca. A relação com o público é uma maratona e não uma corrida de 100m. Vai levar tempo (e investimento) para o resultado vir.

Um mundo de possibilidades para as empresas 

No início de 2020, a Nestlé fez o primeiro recrutamento da marca dentro da plataforma, no Brasil. O processo foi realizado internamente e o candidato ao posto de gerente de marketing da Nescau deveria criar um vídeo de até 60 segundos com uma música que o representasse, uma breve descrição pessoal, por que queria concorrer àquele cargo e o que poderia agregar à empresa.

Lá fora, a rede de restaurantes Chipotle Mexican Food lançou um desafio (o #GuacDanceChallenge) onde os consumidores tinham de dançar uma música que mencionava o abacate, um ingrediente importante na culinária mexicana.

A empresa recebeu mais de 250 mil vídeos com a hashtag em seis dias e vendeu 800 mil porções de guacamole no Dia Nacional do Abacate. Inclusive, esse tipo de campanha é uma ótima ideia que pode ser utilizada como estratégia para a sua marca. É simples, barata e pode viralizar!

Sugestão 4: Não se esqueça que a cultura é maior do que a estratégia. Não é porque deu certo “lá fora” que vai dar certo aqui. Atenção ao CTRL C + CTRL V (ou Command C + Command V para os usuários da Apple). Será que se o Habib ‘s, por exemplo, pedisse para enviarem vídeos de dancinhas com esfihas teria o mesmo impacto? Para refletir…

As “Hashtag Challenges” apresentam algum tipo de desafio aos usuários, que postam seus vídeos marcando a # proposta pela marca. Aqui vale qualquer ação criativa. Essa prática já era comum em outras redes sociais, mas sem dúvidas o TikTok potencializou a estratégia. 

E por falar em comunicação, lembre-se que o TikTok é um local de descontração. Por mais formal que sua marca seja, o tipo de conteúdo que atrai os usuários é aquele leve e despretensioso.

O The Washington Post, tradicional jornal americano, surpreendeu ao ser um dos primeiros veículos de comunicação a embarcar no TikTok. Os vídeos apostam na informalidade e no humor para mostrar os bastidores da redação. Incrível forma de quem sabe aumentar o número de assinantes, não é mesmo?

Sugestão 5: Lembre-se do que sua mãe (ou alguém que fazia esse papel) dizia: “você não é todo mundo”. Por mais legal e atrativo que pareça, nem todas as marcas terão adequação ao canal e ao formato do TikTok. E tudo bem. 

A nossa reflexão no Mastigado sempre é no sentido de apresentar o mercado, mastigar tendências e talvez daí tirar um aprendizado. Você não precisa estar 100% certo que quer ou não entrar no TikTok. 

Siga acompanhando, se informando e conhecendo um pouco de tudo que acontece. Uma hora pode ser útil e além disso, conhecimento não ocupa espaço, né?

 

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