Quando você pensa em blog: você acha que a moda passou ou entende a importância desta ferramenta como parte de uma comunicação eficiente?
Acertou quem disse que blogs integram uma estratégia bem-sucedida.
Ter um blog atualizado com textos relevantes para o seu público é um dos pilares do Marketing Digital. Muitas empresas têm conseguido se aproximar e se comunicar melhor com seus clientes através do blog, pois é um espaço em que o conteúdo pode ser melhor detalhado.
Ou seja, mais relevância na entrega, né?
Ainda não se convenceu? Se liga nos dados:
– Os profissionais de marketing B2B (de empresa para empresa) com blogs têm 67% mais leads (Inside View Archived Page);
– As empresas que possuem um blog obtêm 55% mais visitantes do que as que não usam esse recurso (Hubspot);
– Atualizar e republicar postagens de blog antigas pode aumentar mais de 100% do tráfego (Backlinko);
– Empresas que têm blog recebem 97% mais links para o seu site do que aqueles que não têm (HubSpot State of Inbound Marketing Lead Generation Report);
– 70% das pessoas preferem aprender sobre uma empresa por meio de artigos próprios do que através de anúncios (DemandMetric);
– As empresas que usam a estratégia de blog têm mais de 434% páginas indexadas nos mecanismos de busca, como o Google, do que as que não usam (Content Plus).
E, você sabe, aparecer no Google aumenta sua visibilidade e atrai novos clientes. Mas se esses dados ainda são pouco para te convencer, separamos as maiores vantagens em se ter um blog corporativo. Dá uma olhada!
As vantagens de ter um blog para sua empresa
1 – Autoridade
Uma das vantagens em se ter um blog corporativo é que ao escrever sobre sua área de atuação, e oferecer dicas e sugestões para seu leitor, você se torna alguém em quem ele confia.
Isso gera autoridade para você e seu negócio, e dá aquele gás no posicionamento da sua marca. Um post bem escrito pode tirar dúvidas, apresentar soluções, e assim se estabelece uma relação de confiança entre sua marca e o público.
2 – Blogs são simples
Os blogs são ferramentas simples. Você não precisa ser um expert – e nem contratar um pra isso. Atualmente há diversas plataformas para publicação e edição de conteúdo que oferecem interface intuitiva, facilmente utilizadas por pessoas que sabem trabalhar com editores de texto.
3 – Um empurrãozinho nas vendas
Às vezes falta só um pouquinho para um cliente fechar determinada compra ou negócio. E é através da sua comunicação no blog que esse caminho pode ser encurtado. Ao acompanhar sua página, o leitor vai te conhecendo melhor, sendo conquistado pela sua marca. E é bem provável que ele se lembre da sua empresa futuramente.
4 – Já falei “ser encontrado no Google”?
Já. Mas esse ponto merece ser reforçado. Qualquer marca, independentemente do ramo em que atua, precisa ser encontrada no Google. E para a sua empresa aparecer, você vai encarar milhares de concorrentes.
E é aí que entra o blog. Quem possui um blog tem 87% mais links exibidos como resultado de pesquisas. Além do mais, uma página atualizada e com conteúdo de qualidade garante maior visibilidade para sua empresa – e sem gastar nem um centavo com anúncios.
Por isso, na hora de escrever, leve em conta o SEO. Assim seu conteúdo fica mais fácil de ser encontrado!
5 – Tráfego gratuito
Você sabia que mesmo um blog que não é constantemente alimentado continua gerando tráfego? O blog segue no ar, mantendo os links de indicação e isso leva mais pessoas até a sua página sem ter que pagar nadinha por isso. Ou seja, os resultados são gratuitos e permanentes.
6 – Interação
Interatividade é palavra-chave para uma boa comunicação. Saber o que seu cliente acha da sua empresa, do seu produto, o que ele gostaria que fosse diferente… E os blogs são um ótimo caminho para conseguir essa troca com o público.
A maioria dos blogs tem espaços para comentários. E incentivar uma conversa é uma forma simples e eficiente de criar laços com seus clientes. A dica é que esses comentários sejam sempre acompanhados e respondidos. Dali você pode aprender através de experiências do seu público e até tirar novas ideias de conteúdo!
O que você acha de produzir conteúdo para blog? Você já utiliza essa estratégia? É o que sempre falamos por aqui… a Colony entrega estratégias personalizadas para atender a sua demanda. E o blog pode ser uma excelente saída!