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Comportamento, Influenciadores

Que o BBB21 foi um reality intenso é praticamente indiscutível. Além das provocações de sentimentos e reflexões sobre a sociedade e de como enfrentamos os problemas, a vigésima primeira edição do programa foi um sucesso publicitário. E ainda trouxe importantes nomes para o mercado, que prometem continuar grandiosos. 

Juliette Freire é, sem dúvidas, “O” marco do Big Brother Brasil 21. Apesar da presença digital pequena como influenciadora de maquiagem quando entrou no programa, Juliette mostrou um crescimento estrondoso (e inédito!) de seguidores e engajamento nas mídias sociais, tornando-se um nome de extrema importância mundial nesse meio.

Somente durante o confinamento de pouco mais de 3 meses, a maquiadora e advogada foi de pouco mais de 3 mil para mais de 27,5 milhões de seguidores no Instagram, e promete continuar a crescer após o término da temporada do reality. 

Para se ter um parâmetro, a paraibana já é a segunda ex-BBB com mais seguidores no Instagram, ficando atrás apenas de Sabrina Sato (29,6 milhões), participante da terceira temporada do programa em 2003 e que trilha até hoje uma carreira de sucesso como atriz, apresentadora e modelo. Outras participantes como Grazi Massafera (BBB 6 – 2006: com 23,3 milhões) e Rafa Kalimann (BBB 20 – 2020: com 21,5 milhões) foram ultrapassadas pelo fenômeno Juliette. Os números da sister também estão à frente de personalidades como, Luciano Huck, Jair M. Bolsonaro, Joe Biden, Kamala Harris, Michael B. Jordan, Henry Cavill, Bianca Andrade, entre outros.

Com um engajamento altíssimo, de quase 50% da sua base enquanto estava no programa, Juliette já passou grandes nomes, como Anitta, Neymar, Cristiano Ronaldo e até mesmo a cantora Billie Eilish. Uma das publicações da paraibana bateu o recorde histórico de mais de 1,8 milhão de curtidas e mais de 100 mil comentários em apenas seis minutos, se tornando a mais rápida a atingir 1 milhão de curtidas em uma publicação no mundo.

O prêmio de R$1,5 milhão de reais ficou, claro, com Juliette, consagrada com 90,15% dos 633.284.707 votos realizados. Apesar de altíssima, essa quantia, quando comparada às parcerias comerciais a serem fechadas com a advogada, pode ser dobrada aqui fora. A influenciadora já estaria com uma fila de marcas interessadas em sua imagem, relevância e carisma. Afinal, os mais de 26 milhões de “Cactos”, nome do grupo de seguidores da maquiadora, são empenhados e estão ansiosos para saber como será a vida de Juliette pós BBB. Portanto,  o gerenciamento de sua imagem e negócios é essencial para que se mantenha a relevância, identidade e relacionamento com o público.

O crescimento digital não é mérito só de Juliette. Outros BBBs também se destacam. O economista Gilberto, ou como ficou mais conhecido, Gil do Vigor, viveu intensamente o programa. Gil foi o anônimo que mais conseguiu o apreço dos espectadores e promete ser um nome muito forte a partir de agora.

Mas como nem tudo são flores, o tombamento histórico de Karol Conká teve o efeito contrário. A cantora recebeu o maior percentual de rejeição do programa após as atitudes tomadas dentro da casa, e estou contando todas as edições realizadas no mundo, e foi eliminada com 99,17% dos votos em seu paredão. Conká perdeu vários contratos de trabalho, seguidores, além de relevância na mídia. Marcas que tinham a cantora como parte de sua comunicação tiveram que se posicionar diante suas atitudes na casa e explicar sobre suas políticas sociais e empresariais para gerenciar a crise que se tornou a participação de Karol no programa. 

As principais marcas patrocinadoras do reality, como Americanas, Mc Donald’s, Samsung, Avon, PicPay, iFood e Above aproveitaram o investimento e lançaram produtos, fortaleceram sua imagem na mente do consumidor e ainda viram as vendas irem ao topo com as menções realizadas no programa, provas realizadas no reality, festas, repercussão dentro da casa e inserções no tempo comercial do programa.  

O gerenciamento dessas marcas nas mídias sociais também foi fundamental para aproveitar as oportunidades aqui do lado de fora da casa. O trabalho das equipes, tanto das marcas como dos participantes da edição, foi intenso e os acontecimentos do BBB21 puderam provar, mais uma vez, que traçar o gerenciamento estratégico, ter um acompanhamento das mídias sociais e realizar pontes espontâneas por meio das interações com o público são imprescindíveis para o relacionamento comercial e social, além de aproveitar as oportunidades em alta para criar conteúdo e dar relevância à marca.

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Kleverton Oliveira