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Na era da televisão, o consumo do audiovisual ganhou notoriedade, mas isso não significa que o futuro se resume somente às telas. As informações ainda continuam sendo disseminadas pelos meios de comunicação já existentes, e eles exploram principalmente a imaginação do espectador.

O consumo de áudio vem evoluindo com as necessidades percebidas nos novos cenários, paralelamente com as oportunidades ligadas a outros meios de informação, como a televisão, a internet e também o streaming.

Grandes plataformas de áudio, como o Spotify, Apple Music e Deezer, além de seu principal serviço – disponibilizar milhares de músicas ao público –, carregam a publicidade atrelada à sua programação. Nesse meio de informação e cultura, um spot publicitário geralmente é veiculado entre os espectadores que usam a plataforma no modo gratuito, os não assinantes. Os assinantes desses streamings, além de terem mais liberdade em escolher as músicas que (e quando) querem ouvir, também buscam fugir dos anúncios que transitam entre uma música e outra.

A pesquisa TIC Domicílios 2019, que é o mais importante levantamento sobre acesso a tecnologias da informação e comunicação, realizada pelo Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic.br), vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil, apontou que 72% dos usuários de internet disseram que ouviram música online em 2019, e 13% deles consumiram Podcasts. 


Mas como ser notado, já que os assinantes não me querem?

Aqui estão 3 maneiras para você explorar a inserção da sua marca nesses novos formatos:

 

1 – OS PODCASTS

O rádio evoluiu e está com mais um formato, com conteúdo mais direcionado, qualitativo e que pode ser acessado em qualquer momento na web ou streaming, por meio de um computador ou smartphone com acesso à internet. Os podcasts são programas de áudio que podem tratar sobre qualquer assunto, do entretenimento – comédia, esporte – à política, por exemplo.

 

A objetividade de temas (assuntos)  e o acesso facilitado (basta sintonizar na rádio) viabiliza o encontro entre pessoas com interesses em comum, o que traz a oportunidade de acertar o objetivo do público da sua mensagem. Mas, calma! Não dá pra falar do seu produto ou serviço em qualquer programa. Ele precisa combinar com o assunto, com a política dos criadores daquele conteúdo e precisa fazer parte dos interesses de quem escuta aquele programa. Parecer natural é a chave.

A Voxnes, empresa norte-americana que é referência em dados para a indústria de podcasts, mostrou no seu relatório anual que em 2019 o Brasil ficou na segunda posição do ranking mundial de criação, atrás apenas da Argentina. Já em 2020, até o início do segundo semestre, o Brasil subiu pra primeira posição na categoria, seguido de Reino Unido e Canadá, segundo o relatório State of the Podcast Universe, também publicado pela Voxnes.

 

 2 – A NOVA RADIONOVELA

A radionovela não é mais coisa do passado. As milhares de séries no audiovisual e os audiobooks agora competem com o podcast de dramaturgia, o que é considerado novo por aqui e que chamou a atenção das pessoas. Ouvir uma história e poder imaginá-la pode até ser uma descoberta para os mais jovens, mas na verdade é bem vintage. Só que agora em um lugar novo, o streaming.

Poster da Áudio Série, Sofia – Spotify, 2020

O Spotify lançou no Brasil Sofia, a primeira áudio série original da plataforma, que é uma produção original da Gimlet (adquirida pelo Spotify em 2019). Os personagens, interpretados por grandes nomes como Monica Iozzi, Cris Vianna, Otaviano Costa e Hugo Bonemer, trazem a história de Helena e sua relação com o seu novo emprego: operadora da assistente virtual do momento, Sofia.

A áudio série que é baseada em Sandra, história ambientada em Nova York, que também está disponível em outras versões, inserida em seus respectivos ambientes e idiomas: Susi (Alemanha), Sara (França) e Sonia (México). Essa mesma linha de raciocínio vale para o desenvolvimento do branded content, o famoso “merchan”, para que sua marca se encaixe no contexto da história.

 

3 – O APOIO AOS CRIADORES DE CONTEÚDO

 É muito interessante parar e pensar como uma marca consegue se inserir em uma história de novela ou série, de forma objetiva e natural! Você percebe a marca lá, mas não se incomoda porque a presença dela faz parte daquele contexto. 

 

 

Uma marca que investe em criadores de conteúdo ajuda a fomentar o consumo dessa categoria e ainda se mostra para as pessoas certas, em um lugar diferente e que vem crescendo a cada ano, sobretudo em tempos de pandemia. A pesquisa da Audio.ad, unidade de negócios da empresa de publicidade digital RedMas, realizada em junho de 2020, apontou que de todos os entrevistados 80% disseram ter aumentado ou mantido o consumo de áudio digital no período total de isolamento e 67% disseram acreditar que rádios, podcasts e música são muito importantes durante a quarentena. A respeito da publicidade nesse meio, 91% disseram crer que a publicidade digital atualmente é ainda mais importante do que antes da pandemia, seja para prestar apoio ou para ajudar na divulgação de ofertas.

Você pode apostar em novos formatos. Já pensou em criar um podcast de dramaturgia, como uma série ou até mesmo um filme? Quem sabe um spot de inserção no estilo ASMR? Além de tudo, você pode falar desse conteúdo novo nas mídias sociais e incentivar as pessoas a navegarem pelos seus perfis sociais. Já conseguiu pensar em uma nova oportunidade?

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Kleverton Oliveira