Aprenda a manusear e a aproveitar cada vantagem dos acontecimentos real time.
Já ouviu falar sobre “ter a faca e o queijo na mão”?
A primeira vez que ouvi essa frase foi num café da manhã em família, enquanto meu tio partia um pedaço de queijo todo feliz: ele nutria há anos o sonho de trabalhar no exterior e finalmente recebeu uma proposta de sua empresa para atuar na Europa. Foi aí que descobri que “ter a faca e o queijo na mão”, nada mais era do que ter uma condição extremamente favorável para realizar algo.
Mas, mais do que ter tudo à mão, é necessário saber aproveitar cada pedacinho do que nos é posto à frente. E convenhamos: nem todo mundo consegue saborear da maneira que realmente deveria.
No mundo das redes sociais, essa expressão popular recebe o nome de “Marketing de Oportunidade”, que transforma conteúdos, estratégias e campanhas inspiradas em datas comemorativas, acontecimentos marcantes ou tendências do momento, em conteúdos criativos e que conversem com o público em tempo real.
Esse é um tipo de estratégia que requer muita criatividade e uma atenção extra: é preciso estar atento aos acontecimentos e saber trabalhar com agilidade no momento certo, pois o que é repercutido hoje, amanhã já não tem mais valor e logo cai no esquecimento.
Além disso, com o Marketing de Oportunidade raramente é preciso um alto investimento por parte da empresa: ele vem para mostrar que o alcance dos conteúdos publicados pode ser altíssimo! Afinal, foi-se o tempo em que investir rios de dinheiro era a única alternativa viável para atingir um grande público.
Ok, mas como aproveitar essas janelas de oportunidades? Calma, a gente te ajuda! Acomode-se a mesa, pegue papel e caneta e fique em dia com a nossa “receita de bolo”:
1 – Esteja sempre atento ao comportamento do seu público. O que ele anda dizendo? Ele está satisfeito com o seu produto? Os feedbacks são positivos, negativos ou neutros? Conte com a ajuda do seu time de Community Managers e de Business Intelligence: são eles quem vão nutrir você com as informações necessárias a respeito de como o seu público enxerga os seus canais e suas redes sociais. Assim, você evita o erro de falar sobre assuntos que não tem nada a ver com a sua persona e ao invés de se aproximar, pode se distanciar dela. #TeamGoals
2 – Conheça bem o seu produto e saiba todos os detalhes sobre ele. Assim, é possível “casá-lo” com oportunidades pontuais e divulgá-lo de uma forma mais descontraída e interessante. Aqui são permitidas pitadas de criatividade!
3 – Fique de olhos bem abertos em relação às novas tendências. Quais são os memes que as pessoas andam compartilhando? O que elas estão vivenciando no momento? Um ponto que pode servir de exemplo, é o que estamos vivendo agora com o surgimento da Pandemia do Coronavírus. O modo de viver das pessoas mudou por completo e, consequentemente, os hábitos de vida e de consumo. Com isso, a comunicação de sua empresa deve se adaptar às mudanças do mundo e do mercado; bem como a sua forma de se expressar.
4 – Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn… Que canal devo usar? A resposta é simples: no que seu público está! De nada adianta produzir um conteúdo digno de um Oscar se você não conseguir entregá-lo aos seus clientes, não é mesmo? Tenha sempre em mente: o melhor canal para o seu conteúdo nem sempre vai ser aquele que está mais em alta.
5 – Tenha objetivos claros de onde você quer chegar com a sua mensagem e bom senso para contextualizar as informações. Assim, você torna suas ações mais humanizadas e constrói uma relação de confiança com o seu público.
6 – Questione-se sempre! Adianta investir em algo que todos estão falando só para surfar no assunto, mesmo que não tenha a ver com a sua marca? Isso vai impactar positivamente na sua empresa? Caso a resposta seja negativa, esqueça o assunto e foque em outras coisas mais interessantes que poderão lhe trazer resultados.
7- Existe uma linha muito tênue entre a oportunidade e o oportunismo. Lembre-se: a oportunidade é a ocasião favorável para realização de algo. O oportunismo nada mais é do que se aproveitar de fatos ou ocasiões para obter algo.
Anotou? Então você está prontíssimo para mais do que abrir, mas escancarar a janela das oportunidades.
Agora você sabe que melhor do que ter a faca e o queijo na mão, é poder se deliciar com as oportunidades da maneira mais saborosa e segura possível.