Tenho certeza que você já foi, e é constantemente, impactado pelo copywriting. Cada vez que um anúncio te convence a comprar determinado produto, contratar um serviço, ou até mesmo assinar uma newsletter, ali está o copywriting. Assim como o copy também está por todas as redes sociais.
O objetivo é que o texto seja persuasivo, independentemente de seu formato. Portanto, o copywriting é uma técnica usada na redação de conteúdo para convencer o público a tomar determinada atitude. A ideia é que o copy provoque o leitor a realizar a ação que você busca.
Para te dar aquela mãozinha, vamos mostrar como – de forma prática e eficiente – você pode incluir o copywriting na sua estratégia de marketing de conteúdo.
Como ser mais assertivo com Copywriting
1- Comece com um bom título
Para que seu título se destaque e chame a atenção do público, você pode utilizar a técnica dos 4 Us. Esse método mostra como escrever títulos Úteis, Únicos, Urgentes e Ultra-específicos.
Ou seja, o título precisa:
– Ser ÚTIL para o leitor, solucionar um problema do público-alvo;
– Ser ÚNICO de alguma forma, demonstrando originalidade;
– Criar um senso de URGÊNCIA: esse é um ótimo gatilho mental para engajar seus leitores já que as pessoas buscam soluções rápidas;
– Ser ULTRA-ESPECÍFICO: isso aumenta a utilidade do conteúdo e o torna mais atraente.
Quanto mais próximo você chegar dos 4 Us, mais poderoso será o seu título.
2- Seja direto e natural
Aproveite que você já atraiu a atenção do leitor com um título incrível e mostre que você tem a resposta para sua dúvida, ou a solução para sua dor, logo nas primeiras linhas.
Não enrole! E escreva da forma mais natural possível, sem se preocupar com palavras rebuscadas, e sim como se você estivesse tomando um café com seu leitor. Nada de forçar a barra; mostre o que seu produto pode fazer de bom por ele.
Vale reforçar que seu texto precisa estar bem escrito, não apenas pelo ponto de vista do conteúdo e das ideias, mas também nas questões gramaticais.
Um texto com erros de escrita, pontuação, concordância, perde toda a credibilidade. Escrever corretamente leva confiança ao seu público.
E lembre-se também de revisar seus textos para que você possa fazer ajustes para melhorar sua escrita. Uma boa dica é terminar de escrever, deixar o texto “descansar” e depois voltar para fazer a revisão.
3- Seja honesto
Parece besteira, mas não é. Seu texto deve prometer somente aquilo que seu produto oferece. Mostre ao leitor o que seu produto pode fazer por ele sem enrolação e promessas impossíveis.
Você pode simplesmente falar de todos os benefícios que seu produto oferece, mas de que forma que ele impacta na qualidade de vida do seu leitor?
Como o produto ou serviço vai facilitar sua vida? Ou como vai torna-la ainda melhor? Responda a essas perguntas e mostre que você pode solucionar um problema que talvez ele nem soubesse que tinha!
E aqui falamos também das emoções. Todos nós estamos sempre sentindo alguma coisa. Alegria, tristeza, cansaço, ansiedade… Por isso, lembre-se de utilizar as emoções nos seus textos. Essa é uma forma de te aproximar do seu público.
4- Atenção com o CTA!
É fundamental utilizar um CTA (Call To Action), ou chamada para ação, da forma correta, ou seja, de maneira explícita no final do seu texto.
Você precisa deixar claro o que é que o leitor deve fazer em seguida. Afinal, é o CTA que vai colocar em prática o principal objetivo do copywriting: a conversão dos clientes.
Se seu objetivo é fazer com que o leitor se cadastre na sua newsletter, escreva “clique aqui para se cadastrar na newsletter”.
Se é comprar um produto, escreva “compre o meu produto”.
É para deixar bem claro o que tem que ser feito. O leitor com dúvidas pode não saber o que fazer, e isso é considerado uma falha no copywriting.
E você, já aplica técnicas de Copywriting no seu negócio? Conta pra gente!