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Estratégia

Ter algo em comum, ou seja, compartilhado. Ser além de um grupo de pessoas, portanto, um grupo de interesses. Essas e outras dinâmicas configuram o que conhecemos como comunidades.

Esse senso de pertencimento conquistou bastante espaço com a transformação digital e a disseminação da internet. Lembra das comunidades do Orkut? Pois é, elas criaram um espaço de diálogo e compartilhamento de ideias e interesses em comum que até então não conhecíamos.

Se antes o conceito de comunidade era entendido como um agrupamento de indivíduos que viviam próximos um do outro, a possibilidade de estar em contato com pessoas de praticamente qualquer lugar do mundo elevou esse senso a outro patamar.

As facilidades que a evolução da comunicação trouxe nos mostram que a comunidade é hoje um lugar de pertencimento, claro, mas também um espaço permanente de construção – e também de ressignificação.

As próprias empresas estão entendendo esse processo e investindo em diversidade. Para sobreviver hoje em dia é essencial abrir espaço – e ouvidos – para o novo e também diferente.

Dessa forma é possível criar diálogos, aumentar o engajamento e estabelecer laços, ao criar comunidades.

O Marketing de Comunidade é uma estratégia que pode ser adotada pela sua marca.

Você já ouviu falar? Vamos te dar três super dicas para reforçar o senso de comunidade da sua marca. Se liga!

1 – Conheça o seu público

Falar isso pode parecer chover no molhado, afinal quem melhor conhece o seu público do que você, né? No entanto, essa etapa é primordial para toda e qualquer empresa. Assim como a gente, nosso público está em constante transformação. Por isso, as demandas mudam.

Não pense que as grandes marcas não se preocupam com isso por já estarem estabelecidas no mercado. Elas estudam e investem muito para sempre estarem atualizadas com as necessidades dos seus clientes!

Há diversas formas de conhecer sua audiência: fontes internas e externas, como pesquisas, enquetes, entrevistas, testes A/B e formulários. Enfim, possibilidades não faltam.

A partir dos dados coletados você terá conhecimento do que seu público mais gosta na sua marca, o que pode melhorar e ainda quais são seus desejos, do que ele sente falta. E é aí que sua empresa vai poder pensar na melhor estratégia de comunicação, oferecendo produtos e serviços adequados à demanda.

Não basta acompanhar o que estão falando sobre sua marca e não gerar mudança. É preciso criar espaços para mapear oportunidades de crescimento. Dê ouvidos ao que seus clientes/consumidores têm a dizer e estabeleça um diálogo direto e transparente.

Dessa forma sua marca consegue estreitar a comunicação e também os laços com o público, ou seja, criar o senso de pertencimento, de comunidade. Isso repercute na sua retenção, fidelização e também na atração de novos clientes.

2 – Promova o engajamento na sua comunidade

Pronto, você já venceu a primeira etapa, entendeu seu público e atraiu pessoas para sua comunidade. Agora você precisa mantê-la ativa e engajada.

Como? Investindo em conteúdo.

Reúna sua equipe de marketing e pensem juntos na melhor estratégia. Pode ser através das redes sociais, com a criação de um blog, ou newsletter, enfim, há muitas possibilidades.

Você precisa oferecer conteúdo relevante e de qualidade, apresentado de uma forma atraente, para que sua comunidade não te abandone. Mostre o que você tem a acrescentar!

Mas não se esqueça que essa relação é uma via de mão dupla. Seu objetivo é construir uma relação de confiança. Por isso, crie espaços e oportunidades para que as pessoas também tenham voz e compartilhem suas experiências com você – e com os outros membros da sua comunidade.

Seu público precisa se sentir confiante e à vontade para que essa relação funcione. É preciso garantir produtividade e interação. Importante: você precisa acompanhar sua comunidade e estar presente em todas as discussões para gerar autoridade pra sua marca!

3 – Use as redes sociais para criar laços

Qual rede social sua marca deve usar? A resposta é: pode ser uma ou podem ser várias, depende.

Na Colony, acreditamos que para saber qual canal funciona melhor para sua comunicação, antes de tudo é necessário definir qual papel cada rede terá na comunicação, o que vai comunicar em cada uma e para quem, afinal o público tem comportamento diferente em cada rede. Somente depois dessa análise, é que vamos olhar e falar  de engajamento. Desta forma, fica mais fácil de entender o que sua comunidade prefere e onde ela está mais presente.

As opções são muitas, mas uma coisa é certa. As redes sociais são o melhor espaço para criar esse senso de comunidade tão importante. Por si só, elas já são um ambiente propício à troca e interação.

As pessoas se sentem confortáveis para se expressar nesses espaços virtuais, e assim sua marca consegue mapear melhor as necessidades da sua comunidade.

Para te ajudar na decisão, vamos ao ranking das redes sociais mais utilizadas no Brasil em 2021:

1º lugar: Facebook
2º lugar: YouTube
3º lugar: WhatsApp
4º lugar: Instagram
5º lugar: TikTok

Lembrando que nós brasileiros passamos, em média, 3 horas e 42 minutos por dia usando as redes sociais. E isso nos torna o terceiro país que mais usa redes sociais no mundo, de acordo com um estudo que reuniu dados da Hootsuite e WeAreSocial sobre o uso dessas mídias a nível mundial. Vale a pena investir em conteúdo pras redes sociais, imagina quantas oportunidades estão aí!

Agora que já te ajudamos a entender a importância de reforçar o senso de comunidade da sua marca, comece já a traçar sua melhor estratégia de comunicação.

Quer ajuda? Chama a gente para conversar: what@yourcolony.com.br

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